sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

E a formação?

Resolvi escrever sobre outra coisa, muito além do campeonato paulista ou de qualquer outro campeonato. Passamos em branco na Copa SP, mas um assunto que tem idas e vindas mas que nunca é esclarecido e sempre surge das análises da Copinha é o que trata sobre os contratos de formação.
Isso mesmo, o começo de tudo, o ínicio da jornada do atleta, do desconhecimento quase total( pois hoje o assédio dos clubes a garotos de 14 anos já os torna pré-estrelas) ao estrelato.
Algumas informações podem ser realmente contraditórias, mas são a pura verdade. Um bom exemplo, diz sobre o processo de formação e sua duração. Um atleta pode ser considerado em formação dos 14 aos 20 anos. Apesar disso, o que vemos são atletas treinando com profissionais e já sustentando o peso desde cedo. Fazem 2 ou 3 jogos bons e acabam tendo uma sobrecarga que decidirá seu futuro nos próximos 15 anos, do mediano regular ao espetacular. E isso reflete também nas boas "safras" constates do futebol brasileiro que poderia formar e preparar muito mais jogadores do que realmente são conhecidos.
Bom, era só um início sobre o assunto. Eu continuarei pesquisando para trazer mais informações e quem sabe fundir a cuca com alguma boa idéia, ou mesmo a idéia de aproximar a discussão da realidade e mostrar sua importância!
Sem mais e sem mas, Rafael

Um comentário:

Anônimo disse...

A copa São Paulo é apenas uma vitrine para empresários do Brasil e até do mundo inteiro. Se fosse presidente de algum time e tivesse em meu time uma grande promessa, não teria menor interesse que ele participasse da copa. Por outro lado times do interior jogam entram com jogadores quase estourando a idade de 18 anos (ao meu modo de ver, muitos “gatos”) para ganhar o campeonato e não revelam ninguém. Alguém conhece algum jogador do Figueirense campeão da edição anterior que faça parte do elenco de algum time de expressão?
Enfim, acredito que o grande objetivo do campeonato seja de dar experiência aos jovens atletas, o que foge completamente da realidade das ultimas edições.