terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Contratação do Fenômeno, que não demora a se tornar o "Caso Ronaldo"

Não é preciso entender muito de futebol pra saber que a contratação de Ronaldo pelo Corinthians é algo grande, e importante. Para os torcedores, num primeiro momento, é hora de comemorar. Mas será que o Fenômeno realmente irá ajudar a equipe, tecnicamente? A fronteira entre marketing e futebol foi pro beleléu? É o que discute o jornalista Juca Kfouri em seu blog.

A especulação sobre a possível ida do jogador ao time alvinegro parece ter surgido esta manhã. Às 13h, a gazetaesportiva.net já confirmava: Ronaldo estará no Corinthians por pelo menos uma temporada. Mais tarde, no portal UOL, a manchete era outra: Ronaldo acerta, e Corinthians já se prepara para lucrar com o astro.

Não sei se por influência da opinião de Kfouri, mas a notícia atenta para a provável real motivação desse negócio: marketing, na busca de atrair patrocinadores e aumentar a renda do time. Ainda que Ronaldo seja bicampeão mundial pela seleção brasileira; aos 32 anos, voltando de uma lesão, ele talvez não possa fazer muito pelo Corinthians, não em termos de futebol.

A Fiel comemora. E nós esperamos para ver no que vai dar essa história.

Detalhe que me deixou intrigada (na verdade, indignada): Soube da notícia pelo site da GE.net e logo fui conferir o que o UOL havia dado. Eram quase duas da tarde, e a manchete anunciava uma possível contratação de Ronaldo. Não se passaram 3 minutos, voltei ao portal, o título mudara, confirmando o fato. Ao abrir a notícia, a surpresa: o texto datava das 13h05, e só ali no rodapé dizia que havia sido atualizado depois das 14h. Agora eu pergunto, vale dizer que atualizou mesmo que tenha sido mudado todo texto, inclusive o título?

Saudações da bateblogueira Daniella Cornachione, e até mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Caso Ronaldo: "Após se envolver em um escândalo no Brasil, mantendo relações sexuais com dois travestis, Ronaldo desvirtua e entra para a criminalidade".
Deixando as brincadeiras de lado, acredito que a contratação do Ronaldo foi uma jogada de mestre do marketing do corinthiano. Ninguém nem se lembra que o São Paulo foi hexa, do mercado do futebol (vi uma nota no pé da pagina comentando a transferência do Tiago Silva para o Milan), etc. Apesar de estarmos no final de 2008 foi a noticia de maior repercussão do futebol brasileiro em 2008. Aliás, futebol brasileiro que comemora o aumento de público nos estádios, mas se esquece do baixo nível técnico apresentado pela grande maioria dos times. O São Paulo foi campeão brasileiro utilizando como principal jogada as bolas cruzadas na área e as cobranças de faltas laterais do Jorge Vagner que ao “acaso” acabam entrando. Não consigo lembrar de jogadas trabalhadas do ataque são paulino que resultaram em gols, principalmente nos jogos decisivos.Futebol é detalhe. Sorte e arbitragem margeiam a minúcia futebolística, que este ano foi São Paulo, como em 2005 foi Corinthians.
Voltando ao Corinthians, acredito que é mais marketing que futebol, no entanto se ele apresentar 1/10 que ele já nos deu o prazer de proporcionar, será a bola de ouro da revista Placar em 2009.

Parabéns pelo Blog.