sábado, 3 de janeiro de 2009

Esse vai e vém é tão impertinente...

Não há paixão que aguente. As especulações acerca das transferências da pré-temporada continuam a aumentar, apesar das declarações serem sempre na contramão, já que a especulação gera interesses de todos os lados possíveis, o que não é atraente para os clubes em geral. Todos sabem que a contratação mais controversa dos últimos anos foi a de Ronaldo, pelo Corinthians. Um ex-jogador em atividade, que tem tudo pra ser o melhor do país, calar inclusive a minha boca e cessar nossas dúvidas, mas que ainda sim se contradiz por si só.

Além dele, esse o ano o "Timão" paulista aumentou a sua média de idades, contratando experientes como Jean e Túlio, jogadores que iram apenas completar um elenco teoricamente fechado. O maior erro do time da capital, talvez, seja a falta da contratação de um meia, já que é muito provável que Morais não possa atuar por um período considerável.

Os outros grandes paulistanos também correm em busca de reforços, e novamente o São Paulo consegue contratar melhor. Quando digo melhor, é baseado na realidade que atravessamos na última temporada, já que o Tricolor se aproveitou para esvaziar outro Tricolor, o Fluminense. Nada menos que Washington, Júnior César e provavelmente Arouca, grande jogada do time são-paulino, que aliás não esconde o jogo, pois é o melhor devido a essa incrível inteligência nas contratações.

O Palmeiras vive um momento de crise entre seus torcedores, que estão decepcionados com a saída de Alex Mineiro e muito mais apreensivos quando o assunto é Kléber. A diretoria do clube promete estar fazendo o máximo, mas mesmo assim as chances da permanência do jogador são questionáveis. Outra questão é a qualidade de seus reforços, pois o único que pode ser considerado realmente uma esperança é Keirrison, que chega apenas em Abril por enquanto. Cleiton Xavier também pode despontar se continuar a crescer e mostrar o bom futebol de 2008.

Esse ano o Santos também começou muito bem, e rapidamente conseguiu dois bons meias do futebol brasileiro, Mádson e Lúcio Flávio. Isso também traz à tona, um outro assunto muito visível e que é conseqüência da má gestão, que é o esvaziamento dos craques do Rio de Janeiro. Os dois do Santos, mais os do São Paulo e o “golpe” de Ronaldo exemplificam muito bem o nível de credibilidade, ou melhor, a falta dela.

Por enquanto, é isso que pode ser dito, mais ainda teremos surpresas e podemos esperar muito mais especulações e manter assim nossa esperança, nossa vontade de viver novamente grandes jogos do passado como Portuguesa X Grêmio de 96, Santos X Corinthians de 98 e muitos outros.

Por enquanto, sem mais.

PS: No futuro, observações sobre a Copa SP de Futebol Júnior.

Nenhum comentário: